História

Neste dia a Igreja festeja a visita de Nossa Senhora (que já portava em seu seio puríssimo a Nosso Senhor Jesus Cristo) sua prima Santa Isabel, que se achava grávida e da qual nasceria São João Batista, o Precursor de Jesus, preparando Seu Caminho. (Lc, 1-15-56).

O surgimento do maravilhoso ” Magnificat” que Nossa Senhora entoou está ligado a este acontecimento. Foram sobretudo os franciscanos que transformaram esta data numa comemoração festiva: São Boaventura, superior geral dos franciscanos introduziu-o na ordem em 1263.

Porém somente com o Papa Pio V ela tornou-se obrigatória para toda a Igreja Latina e inserida no calendário geral das festas e no Missal romano, transferindo a data de 2 de Julho, na qual era antes comemorada, para 31 de maio, o último dia do mês mariano: Maria, nossa Mãe e Rainha que tanto no deu e nos dá o exemplo da mais genuína caridade, serviço ao próximo, amor, santidade.

Oração da Nossa Senhora da Visitação

Deus, nosso Pai, ao terminar o mês de maio,
consagrado a Nossa Senhora, vossa e nossa Mãe,
inspirai em nós uma confiança e um amor filial àquela que nos trouxe Jesus.
E possamos com ela cantar: Minha alma engrandece o Senhor,
e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a humilhação de sua serva.
Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada,
pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração para aqueles que o temem.
Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso.
Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou.
Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias.
Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia – conforme prometera a nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre!