“Vê! A aliança que faço contigo é esta: serás pai de muitas nações” (Gn 17,4). Uma aliança é um pacto de relacionamento pessoal com alguém. Aqueles que assumem uma aliança concordam em fazer certas coisas, que irão promover o crescimento de seu amor um pelo outro. Deus fez uma aliança com Adão e Eva, com Noé, Abraão, Moisés, Davi etc. As pessoas que entraram nessas alianças com Deus muitas vezes quebraram os compromissos asssumidos.

No entanto, o Senhor prometeu uma nova e inquebrável aliança: “Eis que chegarão dias – oráculo de Javé – em que Eu farei uma aliança nova com Israel e Judá” (Jr 31,31).Nós não quebramos esta nova aliança, porque está escrita em nossos corações (Jr 31,33). A nova aliança foi escrita com o sangue de Jesus, quando Ele morreu por nós no Calvário. Os detalhes da aliança não estão apenas dentro de nós e escritos em nossos corações (Jr 31,33), mas o próprio criador do Pacto – Deus – vive dentro de nós.

Entramos nessa aliança pelo Batismo. Dessa forma, nós recebemos uma nova essência, pela qual não somos capazes de viver fora da aliança. Tornamo-nos filhos adotivos de Deus e irmãos e irmãs de um bilhão e meio de pessoas inseridas na mesma aliança.

Nós a renovamos na Missa, no maior dia do ano, o Domingo de Páscoa. Fazemos isso, através da renovação de nossas promessas batismais. Dentro de dez dias, iremos fazê-lo.