15 de agosto,dia da Assunção de Maria.
Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós!!!
Maria é um exemplo de fé e santidade.

Este dogma foi proclamado no dia 1º de novembro de 1950, por Pio XII com a Bula “Munificentissimus Deus”: “Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” (Enunciado do Dogma).

Histórico

Nos quatro primeiros séculos da Igreja, esta verdade já era crida, mas professada implicitamente, até que no séc. IV começou a se formar uma doutrina a esse respeito.

No séc. VI, começa a ser celebrada no Oriente a festa da dormição de Nossa Senhora.

A partir desta data são muitos os Escritores e Teólogos que escrevem sobre esse assunto, principalmente os orientais: São Modesto de Jerusalém (634); São Germano de Constantinopla (733), São João Damasceno (749) e Sto. André de Creta (740), que defendem a assunção corpórea de Maria.

Outros Teólogos dizem não saber o paradeiro de Maria (São Beda, o venerável e Santo Isidoro de Sevilha).

Desde o séc. VII a dormição de Maria é celebrada em Roma, e no séc. VIII passa a ser celebrada na Inglaterra e na França já com o nome de Assunção de Maria.

No séc. XVI, Lutero se opôs a essa verdade, e a Igreja em consenso de hierarquia, fieis e teólogos defendeu essa verdade doutrinária.

No séc. XVIII, começou-se a pedir que se definisse esse Dogma.

Pio XII em 1946 – perante um grande número de pedidos neste sentido, consultou os Bispos (Encíclica Deiparae Virginis) a respeito da questão e a maioria dos Bispos foi favorável à definição do Dogma.

Eusébio(320), no seu livro Chronicon, ao se referir ao ano 48 d.C. diz “A Virgem Maria mãe de Jesus Cristo é elevada ao céu junto do filho, como alguns escrevem que lhes foi revelado”

O concilio não vê a Assunção como coroamento passivo da Missão e dos privilégios de Maria, mas a Assunção é a etapa final do longo caminho, responsável e comprometido, da maternidade e do serviço de cooperação de Maria ao lado do Salvador.

Com a Assunção, conclui-se escatologicamente aquela progressiva união de fé, de esperança, de amor e de serviço sofrido que se estabeleceu entre Maria e Jesus.

Maria associada ao sacrifício de Redenção:

Jesus, obediente até a morte de cruz, foi exaltado pelo Pai.

Participante do Sacrifício de Jesus, Maria também participa da exaltação do Filho.

A Assunção não se trata só de um privilégio pessoal de Maria, mas principalmente de um evento de redenção chegada à consumação completa num membro da Igreja, tornando Maria a primeira e totalmente redimida – Ela foi glorificada, para que o mundo pudesse ver a Glória de Deus em uma criatura. A vitória da Graça sobre o pecado.

 

Diferença entre assunção e ascensão

Ascensão refere-se a Jesus, e quer dizer que Ele, filho de Deus, elevou-se ao céu através de Seu próprio poder. Já assunção refere-se a Maria e quer dizer que a mãe de Deus foi levada ao céu – de corpo e alma – através do poder de Deus e não por si mesma.

 

Nome Joanita

Obrigada mãe querida por conceder a graça que tanto supliquei. para meu filho Adriano.Após cirurgia para retirada de um tumor no rim seus exames deram todos negativos para qualquer malignidade. Que felicidade mal posso acreditar. Com muita fé e acreditando que NSra concederia mais esta benção aos seus pes supliquei e fui atendida. Meu filho está ótimo.Para honra e gloria do Senhor. Jesus Obrigada por atender meus pedidos.Pela intercessão de sua mãe venho agradecer de coração tão importante graça, pela paz no meu coração, pela alegria que me deste mais uma vez. Muito obrigada Amém

18 July 2012